quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Acorda, Maria Bontia



Para  Fabrícia Freire, minha bãozinha, 
uma visitante assídua  
deste blog e do meu coração de saudades.




"Se eu soubesse que chorando
empato a tua viagem
meu olhos eram dois rios
que não te davam passagem.

Cabelo preto anelado
olhos castanhos delicados.
Quem não ama cor morena 
morre cego e não vê nada"





/música escrita pelo cangaceiro Volta Seca do Bando Lampeão e gravada em 1957. Volta Seca, cujo o verdadeiro nome é Antônio Alves Souza, nasceu em Saco Torto, povoado de Itabaiana, Sergipe. Aos 12 anos,  entrou para o cangaço a convite do próprio Virguilino Ferreira - como se sabe -, o cabeça do bando de cangaceiros. 
Preso no início de 1932, um tempo antes da morte de Lampeão e seus companheiros de cangaço, Volta Seca foi levado para a Casa de Detenção da Bahia onde passou 20 anos preso. Ao sair, casou-se, teve sete filhos e recomeçou a vida através da música, sendo apoiado por nomes como Luiz Gonzaga. Esta canção se chama Acorda, Maria Bonita e tanto nela como nas outras composições de seu único LP, intitulado Cantigas de Lampião, existe tanta poesia quanto nos esforços de qualquer grande letrista brasileiros. "Se eu soubesse que chorando/ empato a tua viagem/ meus olhos eram dois rios/ que não te davam passagem." é demais para mim. Não existe outra pessoa para estes versos senão minha menina de cabelos pretos anelados e olhos castanhos delicados. Bão. 



  

Um comentário:

Anônimo disse...

No tempo que eu era só
e não tinha amor nenhum
Meu coração batia mansinho
Tum tum tum

Depois veio você
o meu amor número um
E o meu coração pôs-se a bater
Tum, tum-tum-tum, tum-tum-tum!!

Muito Bonito bew!